top of page

A IMPORTÂNCIA DE SÃO PEDRO

  • Amir Khair
  • 24 de set. de 2017
  • 2 min de leitura

É interessante observar o que vem ocorrendo na economia. Inflação comportada, ligeiro crescimento econômico e alguma leve recuperação do emprego, bolsa de valores subindo.

É para comemorar? Nem tanto. Infelizmente tudo isso pouco tem a ver com a política econômica deste governo. Há que saudar São Pedro! Sim, permitiu um regime de chuvas até pouco tempo que garantiu uma super-safra para este ano.

O grande empurrão neste começo de ano veio do setor agropecuário, que começou a tirar do chão aquela que deverá ser a maior colheita da história do Brasil. A safra deve crescer 31% neste ano. A CNA (Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil) estima a alta em 8,5% do PIB do setor em 2017, após um recuo de 6,6% no ano passado!

O impacto na inflação é notável. Nos últimos 12 meses, encerrados em agosto, a inflação foi de 2,5% (!) contra 9,0% em igual período de um ano atrás. Para a inflação de alimentos os números foram respectivamente menos 2,0% e mais 13,9%. Os alimentos, que pesam cerca de 25% na composição do IPCA, foram responsáveis por 61% (!) dessa queda na inflação. Vale notar que desde 2011 a inflação de alimentos é maior do que a inflação medida pelo IPCA. Ela explicou 16% da inflação durante FHC, 29% durante Lula e 36% durante Dilma (2011/2016).

Com inflação baixa nos alimentos as camadas de renda média e baixa, que gastam cerca da metade do orçamento com alimentos, podem ter folga maior para adquirir outros bens e serviços, o que ativa a economia e gera emprego.

Da mesma forma, não há nenhum mérito ao Banco Central (BC) no controle da inflação. Os alimentos sozinhos causaram redução de quatro pontos (!) na inflação. Como mencionado, ela passou de 9,0% faz um ano atrás para 2,5% nos últimos 12 meses até agosto. Os alimentos a derrubaram de 9,0 para 5,0 e os chamados bens comercializáveis (aqueles sujeitos à concorrência com os importados) se encarregou de quase todo o resto, ou seja, de 5,0% para 2,5%.

Mas o ótimo clima que vinha ajudando pode dar lugar à seca que começou a ocorrer nos últimos meses, o que pode gerar elevação no preço dos alimentos mais à frente. Assim, vale considerar a importância da inflação de alimentos para as eleições de 2018.

Por último, o mercado financeiro, que comanda o Banco Central há décadas, atribuiu a queda da inflação à política monetária do BC (?). Parece que esqueceram da ajuda de São Pedro.

Assim, na avaliação sobre a política econômica desse governo, vale o ensinamento bíblico:

- É lícito pagar o tributo a César, ou não? - perguntaram a Cristo.

- De quem é esta efígie e esta inscrição? - perguntou Cristo, pegando a moeda.

- De César - respinderam.

- Dai, pois, a César o que é de César e a Deus o que é de Deus - disse-lhes o Cristo (Mateus 22:15-22)...

E a São Pedro o que é de São Pedro.


 
 
 

Comentários


Posts Em Destaque
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page