top of page

SOBRE 

Amir Khair cursou o ensino fundamental e médio no Colégio Santo Inácio, no Rio de Janeiro, de onde partiu para o ITA, em São José dos Campos, onde formou-se em Engenharia Eletrônica (profissão que acabou por não exercer).

Ingressou na PETROBRAS, e lá se especializou na área de engenharia de refinação de petróleo, ali permanecendo de 1964-66, quando se transferiu para a OLIVETTI. Nesta empresa, na qual atuou por 8 anos, pode adquirir conhecimento e experiência em operação de multinacional. Ali, implantou sistemas de processamento de dados, informatizando  processos até então manuais.

O GRUPO ULTRA foi o próximo passo. Nesta empresa, atuou no assessoramento ao então presidente Dr Hélio Beltrão, que o designou como responsável pela área de planejamento do grupo. Em pouco tempo, Khair passou a exercer a função de executivo, sendo responsável por trazer ao grupo a aquisição da empresa Bononi, na qual tornou-se superintendente, responsável por torná-la uma empresa altamente lucrativa, capaz de associar-se à norte-americana Hercules, na Polônia. Esta oportunidade proporcionou-lhe iniciar carreira de executivo focada no uso de capital próprio gerado pela própria empresa.

Foi, posteriormente, designado diretor comercial do GRUPO ULTRA, cargo exercido até 1980, quando se desligou para dedicar-se às atividades privadas até 1983, época em que iniciou sua jornada no setor público, como secretário de Planejamento da Prefeitura do município de Diadema (a primeira prefeitura conquistada pelo PT). Passados 18 meses, por razões políticas, escolheu afastar-se do mandato para trabalhar por 8 anos com assessoramento a movimentos populares na área de transporte coletivo, na qual iniciou a metodologia de apuração de tarifa do transporte coletivo por sistema simples, bem como auditoria de custos/uso em viagens de políticos.

A etapa seguinte foi atuar por 2 anos na Câmara Municipal de São Paulo, na equipe da então vereadora Luiza Erundina, a qual, eleita deputada federal por SP, convidou-o a chefiar por 2 anos o gabinete de liderança do PT na Assembleia Legislativa. Neste período, Khair participou da coordenação da campanha de Erundina na disputa pela Prefeitura de São Paulo, na qual lhe coube a Secretaria de Finanças (1989-92).

Neste mesmo período, Khair presidiu a ABRASF, entidade que congregava os secretários de Finanças das capitais. Terminado o governo municipal, Khair dedicou-se ao aprimoramento de seus conhecimentos na área de Finanças Públicas, prestando concurso na FGV Fundação Getúlio Vargas para o mestrado que concluiu em 1997. Por fim, prestou consultoria em finanças públicas. 

bottom of page